Matérias - 31/01/2025 | 12h44m
Resende intensifica vacinação contra dengue
Resende - A Secretaria Municipal de Saúde reforçou as ações de conscientização sobre a importância da imunização contra a dengue, para controlar a proliferação de casos da doença no município. No início do ano, novas doses da vacina foram adquiridas e estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.
A aplicação da vacina contra a dengue acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h, em todas as unidades de saúde (PSF), no Centro Municipal de Imunização e na Policlínica do Manejo. Para quem necessita, a Clínica da Família atende em horário estendido, de segunda a sexta-feira, de 8 às 20h.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, o público-alvo da vacinação contra a dengue são crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, que não tenham apresentado sintomas ou confirmado a doença há menos de seis meses. Pacientes com comorbidade, imunossuprimidos, gestantes ou lactantes devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O esquema de imunização é composto por duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.
Na hora de vacinar, os pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. É necessário apresentar o CPF, a carteira de vacina e o cartão do SUS (quem tiver). Os pais e responsáveis precisam apresentar um documento original com foto. Vale lembrar que a vacina contra a dengue deve ser aplicada sozinha, ou seja, não pode ser aplicada no mesmo dia das outras vacinas.
- A vacinação em crianças e adolescentes é uma etapa importante para minimizar os casos da doença, além de fazer parte de uma grande mobilização da prefeitura para combater o mosquito Aedes aegypti. Com a chegada das novas doses, intensificamos o cronograma de imunização em todas as unidades de saúde. Pensando em reforçar ainda mais a campanha, estendemos o horário da Clínica da Família, que vai aplicar doses da vacina de segunda a sexta, de 8 às 20h. Mesmo com a disponibilidade das vacinas, vale lembrar que é fundamental que a população continue colaborando para manter o município sempre limpo, não jogando lixo em locais inapropriados e recebendo os agentes de saúde para a vistoria nas residências, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Ricardo Graciosa.
Foto: PMR