Matérias - 28/02/2025 | 09h06m
Biblioteca Pública homenageia Claudionor Rosa
Resende -A Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abriu quarta-feira, 26, a partir de 9h, a mostra “Entre confetes e serpentinas: Claudionor Rosa e a história do Carnaval de Resende”, na Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio. A nova exposição resgata a memória e celebra a atuação da personalidade nos festejos do Momo do município.
Além de um grande conhecedor da história do município, Claudionor Rosa foi peça fundamental para o desenvolvimento do Carnaval na cidade. Apaixonado pela folia e pela cultura popular brasileira, atuou como enredista da Escola de Samba do Campos Elíseos e salvaguarda da memória de outras agremiações carnavalescas de Resende. Além disso, Claudionor deixou um grande legado para a festa regional com a fundação do Rancho Carnavalesco Chuveiro de Prata.
- Claudionor foi um homem que transbordou amor por Resende e sua memória. Um verdadeiro griô que transitava pela contação de histórias, poesia, literatura de cordel e carnaval, destacando personagens que tiveram suas histórias esquecidas, como o Mano Elói. Um resendense nascido no distrito de Engenheiro Passos que foi um dos fundadores do Império Serrano e de outras importantes escolas de samba do carnaval carioca. Claudionor tinha um olhar carinhoso e humano para os nomes que ficaram no rodapé de nossa história, ressaltou o secretário de Cultura, professor Wilson.
A exposição fica aberta para visitação gratuita de 26 de fevereiro a 14 de março, de segunda a sexta-feira, de 9 às 17h. A Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio funciona na Praça do Centenário, 37, no Centro Histórico.
Foto: PMR
