Sexta-feira, 15 de maio de 2026 | 15:40

Matérias - 15/05/2026 | 11h47m

Itatiaia instala sistema de videomonitoramento

Itatiaia

A prefeitura recebeu essa semana os postes, armários técnicos e televisores que serão utilizados na implantação do novo sistema de videomonitoramento do município. Os equipamentos fazem parte da estrutura necessária para a instalação das câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Em abril, foi assinada a ordem de início para instalação das câmeras de monitoramento em diversos bairros.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a equipe de Tecnologia da Informação (T.I.) da prefeitura, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, com objetivo de reforçar a segurança pública e ampliar o monitoramento das áreas urbanas.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, a implantação proporcionará mais segurança para os moradores, mas também para os turistas que visitam o município em busca das belezas naturais. O projeto seguirá para novas etapas, que incluem a fixação do posteamento e montagem da infraestrutura necessária para instalação das câmeras de monitoramento.

As câmeras possuem longo alcance e zoom de alta precisão, facilitando o trabalho das forças de segurança em situações cotidianas, buscas e operações policiais. Além disso, o sistema contará com tecnologia de identificação facial e leitura de placas de veículos. Os equipamentos também possuem alta durabilidade, garantindo eficiência no monitoramento mesmo em situações adversas.

Foto: AECOM/PMI