Terça-feira, 3 de dezembro de 2024 | 14:14

Editorial - 23/10/2020 | 19h55m

Os trens e Barra Mansa

Virou rotina no Centro de Barra Mansa (RJ), maquinistas alertarem pedestres e condutores sobre a aproximação do trem e por incrível que pareça por mais alto que seja o aviso ainda há pessoas, que insistem em atravessar a linha férrea não se importando com o aviso nem com a consequência de uma situação que pode vitimar a si mesmo ou os seus.

Câmeras registram 24 horas o movimento próximo à passagem de nível, onde é comum registro de acidentes.

Em alguns casos, mesmo cometendo uma infração gravíssima com tudo filmado, o cidadão ainda é orientado a procurar um advogado e fazer o registro na delegacia para tentar acionar o Judiciário e reaver o prejuízo.

Situações diárias fazem com que maquinistas percebam a falta de consciência das pessoas que, mesmo cientes do risco que correm, persistem em tentar ganhar dinheiro fácil ou perder até a própria vida num ato de extrema falta de capacidade para pensar, que o trem não sai do trilho e que acidentes na linha férrea são causados por desrespeito às normas de segurança.

Aliás, Barra Mansa é cortada por linha férrea, sendo o trilho desafiado há décadas pelo mesmo cidadão, que ainda não entendeu que avisos devem ser para todos e que tudo tem limite, inclusive, a invasão do espaço onde o trem existe para percorrer.

Câmeras registram abusos e acidentes toda hora. Maquinistas sinalizam a aproximação e a falta de respeito do cidadão continua, marcando ocorrências de pessoas que até o momento não aprenderam a lidar com o trem e isso aqui acontece desde quando o mundo é mundo.

Até quando?

Eliete Fonseca
Jornalista Profissional
Registro MT 18.902/RJ