Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 | 09:58

Editorial - 07/11/2020 | 19h04m

Partido político e Barra Mansa

Siglas partidárias chegam no momento decisivo, que antecipam administrativamente a rotina do município de 2021 a 2024.

Se uma pesquisa detalhar o CPF de figuras ligadas a partidos políticos, facilmente quem tem seu CPF “limpo” terá surpresas ao analisar a manutenção de bairros e até do próprio município, que recebe muita verba para praticamente nada investido, gerando nas redes sociais centenas de desabafos e desafetos “reais” da situação de itens tão valiosos para o cidadão como “saúde”, “educação”, “meio ambiente”, “segurança pública” e tudo que o político devia, mas não faz.

Os personagens são sempre os mesmos. Às vezes, a sigla do partido pode mudar, mas a ação individual, jamais. Dessa maneira, fácil é encontrar patrimônio não declarado nas instituições oficiais; processos tramitando no Judiciário com nomes e sobrenomes de pessoas bem conhecidas no cenário de fotos e informativos das principais instituições do município.

De fato mesmo, a influência dos partidos políticos acontece de fora pra dentro e bem longe daqui, quando as figuras tarimbadas na “coisa” se organizam e buscam a legalização de documentos, fazendo o troca-troca de partidos e levando consigo, o famoso trem da alegria, que mais tarde, gerará na folha de pagamento da Câmara Municipal e prefeitura, a distribuição de cargos, gratificações, funções especiais e tudo que próximo chegar, apadrinhando os seus paus mandados.

Isso tudo acontece justamente devido a quê? Aos partidos políticos. E graças à distância do cidadão comum de política partidária, figuras com CPFs irregulares nos órgãos oficiais, apodrecem do dinheiro público, enquanto jovens e famílias são escravizados, mutilados e mortos, vítimas das mesmas ditas autoridades e seus comandados bem apadrinhados, que passam na principal avenida do Centro, a Joaquim Leite, aos risos e gargalhadas, estampando a total decadência e sua continuidade do que podia ser o avesso, que Barra Mansa podia e tinha que ser.

Lamentável pesquisar CPFs irregulares.

Lamentável pesquisar portal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e enxergar figuras tão capacitadas em falcatruas, tombos, omissão de endereço residencial e falta de pagamento com o que comprou e o pior, vendeu, propagando imagem e identidade na sociedade como se honesto fosse.

Lamentável e fácil de entender, que Barra Mansa merece ser varrida, limpa e ter sua página virada na história de partido político.

Que a campanha de 2022 comece já, colocando aqui, algo NOVO para hidratar a partir de agora, o que tão nocivo é para uma população inteira, exceção dos políticos tradicionais, seus partidos e afilhados.

Infelizmente, algo tem que mudar.

Eliete Fonseca
Jornalista Profissional
Registro MT 18.902/RJ