Sexta-feira, 19 de agosto de 2022 | 21:24

Matérias - 14/06/2022 | 08h01m

Ednardo Barbosa inaugura CEAM

Pinheiral
Como parte da programação em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado no dia 13 de junho, o município vai ganhar dois importantes equipamentos em favor das mulheres: o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e um novo mamógrafo.

CEAM
Focado em atender e ajudar mulheres vítimas de violência, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) vai oferecer ajuda social, jurídica, psicológica e toda uma rede de proteção, além de contribuir ativamente para o planejamento e execução de Políticas Públicas para Mulheres e prevenir o agravo da violência gênero no município.

O prefeito inaugura o CEAM, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) na terça-feira, 14, às 9h. O Centro funcionará anexo ao prédio da SMASDH, Rua Bulhões de Carvalho, 151, Rolamão.
- Com o CEAM vamos oferecer dignidade e humanidade no atendimento às mulheres que sofreram algum tipo de violência e necessitam de cuidado e atenção e, principalmente, orientação jurídica e proteção. Mesmo com o momento delicado de pandemia que vivenciamos, seguimos firmes e avançando buscando melhorar os serviços públicos e ofertar à população o que lhe é de direito - disse o prefeito. 

PRIMEIRO MAMÓGRAFO
A partir de agora, as quase 14 mil mulheres cadastradas na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde de Pinheiral terão acesso direto ao novo e 1º mamógrafo que será instalado no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, terça-feira, 14 de junho, às 11h.

O momento histórico que marcará ainda mais as celebrações dos 27 anos da cidade também simboliza uma grande conquista para a saúde pública da população feminina que até então precisava se deslocar para realizar o exame de mamografia em outras cidades ou através do mamógrafo móvel.

O secretário de Saúde do município, Everton Alvim, falou sobre a instalação do aparelho e como ele irá ajudar nos atendimentos do dia a dia.
“A cidade é considerada uma cidade pequena, todavia, nos últimos anos ela tem crescido bastante e nós da Secretaria de Saúde estamos buscando avançar junto. O prefeito havia visto a necessidade e colocado em seu plano de governo a implantação deste aparelho essencial para a saúde feminina. Fico muito feliz de poder fazer parte de mais uma entrega importante do nosso prefeito a nossa cidade, como ele sempre diz, precisamos ofertar a população o que ela realmente precisa e vamos conseguir dar um passo muito grande que reflete diretamente na vida das mulheres do município e conseguir salvar mais vidas”.

O Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa está localizado na Rua Francisco Ribeiro de Abreu, 60, Centro.