Sexta-feira, 19 de agosto de 2022 | 21:03

Matérias - 22/06/2022 | 19h46m

Resende instala mais de 6,5 km de cabos de fibra ótica

Resende
Para continuar com os projetos de modernização e inclusão digital, a prefeitura está continuando a instalação de cabos de fibra óptica em diferentes bairros através do programa Resende Inteligente, chegando até o Lavapés. Na semana passada, os profissionais da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação iniciaram a instalação de mais 6,5km de extensão de cabeamento.

A nova implementação permitirá acesso à internet a mais 27 unidades de serviços da prefeitura prestados à população, entre Assistência Social, Governo, Educação e Saúde.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação, Márcio Silvestre, com as novas instalações, ao todo, serão quase 65 pontos atendidos com fibra óptica.
- Desde 2017, estamos num processo de evolução no que diz respeito à tecnologia. Ao todo, serão quase 20km de extensão em toda cidade com fibra óptica, o que possibilita melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Os primeiros 7km fizeram o percurso que saia da prefeitura, no Jardim Jalisco, e se estendia até a Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear), localizada na Morada da Colina. Depois nos outros 6km ligamos a Sanear ao bairro Cidade Alegria - explicou o superintendente Márcio.

A utilização da fibra óptica otimiza a velocidade da internet e permite que a transmissão de dados tenha mais eficácia.

Resende Inteligente
A modernização começou em 2017 quando a nova gestão pontuou a necessidade de melhoria na tecnologia do município. Por isso, foi criado o Resende Inteligente, com objetivo de interligar os pontos públicos e integrar os sistemas internos da prefeitura, além de disponibilizar internet gratuita à população em locais específicos como Parque das Águas e Hospital de Emergência.

Com este programa, foi possível economizar cerca de R$ 2 milhões na área de Tecnologia da Informação ao cortar contratos terceirizados e centralizar os trabalhos na prefeitura, proporcionando autonomia para a prestação deste tipo de serviço.

De maneira resumida, a prefeitura é responsável por todo processo de administração da rede, gerando economia aos cofres públicos.

Foto: PMR