Sexta-feira, 19 de agosto de 2022 | 20:11

Matérias - 27/07/2022 | 08h13m

Secretaria de Meio Ambiente embarga estaleiro clandestino

Mangaratiba
Terça-feira, 26, Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) embargou um estaleiro clandestino em Itacuruçá. O local funcionava dentro de um manguezal, em área de proteção ambiental.

A equipe de fiscalização da SMMA chegou até o estaleiro após receber uma denúncia anônima. Entre as irregularidades encontradas estão construções instaladas em solo não edificável, cortes de árvores, descarte irregular de resíduos sólidos poluentes e construção civil dentro de Mangue.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos Barreto, os crimes ambientais flagrados possuem ação poluente de alto impacto.
“Mangues são áreas de proteção permanente. O crime praticado por esse estaleiro clandestino estava ameaçado a biodiversidade e dezenas de espécies existentes ali. O impacto ambiental era imenso”, explicou.

O prefeito Alan Costa também comentou a ação.
“Temos uma das legislações ambientais mais completas do país, justamente para que possamos proteger nossa natureza. Quem comete crime ambiental aqui, pode até achar que vai passar despercebido mas não vai. Estamos em alerta e prontos para proteger nossos recursos naturais. Parabenizo a equipe da SMMA pela ação, ainda mais nesse dia emblemático”, disse.