Sexta-feira, 19 de agosto de 2022 | 20:03

Matérias - 05/08/2022 | 10h28m

Centro Especializado em Reabilitação amplia serviços

Três Rios
A Secretaria de Saúde tem expandido os serviços em todos os níveis de assistência no município. As ações se desenvolvem em atendimentos preventivos, individuais e coletivos. A mais nova delas, que confirma a estratégia adotada, é a “Oficina de Estimulação Cognitiva para crianças do CER (Centro Especializado em Reabilitação) II - PLANETA VIDA”. A oficina é destinada às crianças que estão em tratamento na Unidade.

A atividade é uma iniciativa em conjunto dos profissionais de terapia ocupacional, oficineira e fonoaudióloga, que visa estimular a memória, atenção, raciocínio e a comunicação para facilitar e estimular as atividades da criança no dia a dia. A proposta tem o intuito de qualificar o desenvolvimento, o gerenciamento da saúde e a melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas no CER II.

Para a coordenadora Camile do Rosário Pereira, do CER-II, a importância do projeto está na possibilidade de estimular o desenvolvimento de conexões neurais entre diferentes regiões do cérebro reorganizando e permitindo que uma seção saudável do cérebro assuma o papel da seção danificada. Isso melhora a forma como aprendemos, formamos lembranças e desenvolvemos novas habilidades.

A criança, para participar da Oficina, passa por uma avaliação, através de protocolos e triagens. Depois é encaminhada ao corpo de profissionais de terapia ocupacional, oficineira e fonoaudióloga que atuarão nos mecanismos ligados à plasticidade neuronal.

O prefeito Joa, destacou que a iniciativa é a prova de que o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde tem expandido o cuidado e a promoção da saúde para todos os públicos.
“Nossas crianças e a população têm acompanhado nosso esforço em oferecer estrutura e qualidade profissional para que tenhamos condições de oferecer serviços de saúde que respeitem a dignidade do trirriense. Isso passa por um trabalho em equipe que garanta atendimento com compromisso, dedicação e qualidade. Só assim, continuaremos a fazer mais e melhor.”

Foto: PMTR