Sábado, 20 de abril de 2024 | 11:46

Matérias - 11/08/2022 | 08h26m

Iniciada construção do viaduto entre Jardim Amália e Aterrado

Volta Redonda
As obras do Plano de Mobilidade Urbana avançaram nesta semana. As equipes da empresa Metropolitana iniciaram o trabalho de bate-estaca na construção do viaduto que vai ligar o bairro Jardim Amália (BR-393), próximo ao antigo restaurante Casarão, até o Fórum, no Aterrado. O objetivo da obra é facilitar a passagem de caminhões e outros veículos que vêm da Rodovia Lúcio Meira (BR-393).

Foram cravadas 10 estacas metálicas na Avenida Integração, ao lado da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), para construção do viaduto que passará sobre uma parte na área da CSN, pela própria Avenida Integração, MRS Logística, saindo para a BR-393.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), o objetivo do viaduto é restringir o acesso ao Aterrado para veículos pesados que transportam combustíveis, evitando a circulação desse tipo de carga e melhorando o fluxo de veículos na região central do bairro.

“A população está notando as novas calçadas, a nova iluminação de LED e essas grandes obras demandam um tempo maior, mas garanto que vão transformar o jeito de ir e vir em nossa cidade. Esse importante investimento do Governo do Estado em nossa cidade é um marco e deixará um enorme legado para os moradores”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Obras integradas
O viaduto Jardim Amália-Aterrado vai sair justamente no trecho do Aterrado em que está sendo feita a nova ponte de 418 metros que vai até o Aero Clube, chegando até a Radial Leste. Sendo uma das maiores obras previstas no plano de Mobilidade Urbana, a intervenção vai agilizar a chegada ao Fórum da cidade e à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Também segue em andamento a construção da alça do Viaduto Heitor Leite Franco, que vai dar opção para que os motoristas vindos da Colina em direção ao Aterrado desçam pela Rua do Canal, em frente à Funerária Municipal.

Um viaduto também será construído na Avenida Nossa Senhora do Amparo, ligando os bairros de Niterói ao Retiro, sem a necessidade de passar pelos canteiros que ficam em frente ao batalhão da Polícia Militar.