Sábado, 18 de maio de 2024 | 13:57

Matérias - 15/04/2024 | 14h54m

Área Urbana recebe quase 2 mil mudas nativas

Quatis - A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente adquiriu quase 2 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para serem plantadas na cidade. Até o final do ano, o município terá um total de 1.900 mudas plantadas em áreas urbanas. A aquisição das mudas foi realizada através de compra licitatória.

De acordo com a Secretaria, as espécies nativas incluem angico-vermelho, ipê-amarelo, ipê-roxo, jatobá, jequitibá rosa, oiti, pau-formiga, pitangueira, sibipiruna e urucum. A ação tem como objetivo garantir a arborização urbana, atender a compensação ambiental e enriquecer o reflorestamento no município.

A técnica e engenheira florestal da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente, Cristiane Roppa, explica por que o plantio deve ser feito com espécies nativas e destaca a importância do processo de plantio para a arborização urbana.
“Para a arborização urbana é necessário muito estudo para a escolha das espécies que serão plantadas, para que não ocorra prejuízos no futuro, como danos em calçadas, redes aéreas e subterrâneas. Quando escolhemos essas mudas pensamos a longo prazo, nos benefícios para o município”,  explicou Cristiane.

Foto: PMQ