Sábado, 18 de maio de 2024 | 12:41

Matérias - 15/04/2024 | 14h57m

Itatiaia inaugurou o Centro Municipal de Imunização

Itatiaia - A prefeitura inaugurou na manhã de sábado, 13, o Centro Municipal de Imunização. Participaram da inauguração o prefeito Irineu Nogueira; o secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha; a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana de Souza; a coordenadora de Imunização, Andrea Millen, secretários municipais e população.

A inauguração aconteceu na mesma data do Dia D Contra a Gripe Influenza. Todas as unidades de saúde do município vacinaram, entre 8 e 16h, o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. A Coordenadora de Imunização, Andrea Millen, que foi homenageada com flores e uma placa alusiva à trajetória profissional de 27 anos na área de imunização do município, manifestou sua satisfação em ver que os usuários estavam sendo atendidos em um espaço novo e adequado.

Segundo ela, durante o período de atividade no serviço público foi a primeira vez que recebeu um reconhecimento deste tipo pelo seu trabalho.

“Nós, servidores da saúde, estamos adorando os avanços que estão ocorrendo no setor. Chegamos num ponto aqui na Imunização em que não tínhamos onde sentar. Nunca tive computador, banheiro, telefone. Estávamos há 27 anos esperando este espaço. Considero muito quem teve esse olhar para a prevenção de doenças”, disse.

Rede de Frio
O Centro Municipal de Imunização, além de disponibilizar vacinas de rotina, vai sediar a Rede de Frio do município, abrigando todos os insumos e vacinas que serão distribuídas para as Unidades de Saúde. O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, informa que a unidade localizada na Avenida dos Expedicionários, 425, próximo à sede da pasta, funcionará de 8 às 16h, de segunda a sexta-feira.

- O Centro Municipal de Imunização é mais uma importante conquista no setor. Com a implantação da Rede de Frio o município passa a dispor de uma rede de refrigeração de vacinas, que garante a manutenção da qualidade dos imunobiológicos repassados pelo Ministério da Saúde a estados e municípios para a vacinação regular ou em campanhas - explicou.

O prefeito destacou os avanços que estão ocorrendo na saúde. O Chefe do Executivo salientou o pioneirismo da iniciativa, que não existia no município e sua importância para a perfeita conservação das vacinas. 

- Esse é mais um importante investimento que a prefeitura realiza na área da saúde. Avanços como esse, além de beneficiar a população, trazem melhores condições para o trabalho dos profissionais do setor que atendem os moradores que ganham maior qualidade nos serviços disponibilizados para a população. Estamos desenvolvendo diversas ações na saúde e outras melhorias serão entregues em breve para a comunidade - concluiu.

Foto: AECOM/PMI