Matérias - 08/08/2024 | 11h39m
Gestantes conhecem a maternidade do Hospital São João Batista
Volta Redonda - O Hospital São João Batista (HSJB), da Rede Municipal de Saúde recebeu terça-feira, 6, cinco gestantes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Padre Josimo. Elas foram as primeiras contempladas na programação pelo “Agosto Dourado”, que prevê visitas das gestantes que fazem o pré-natal nas unidades da Atenção Primária à Saúde para conhecer a Maternidade e o Banco de Leite Humano do hospital.
O grupo foi recebido pelo coordenador do Banco de Leite, André Luiz Baptista Reis, que organizou as atividades do mês de incentivo à amamentação.
“O objetivo é aproximar as gestantes do ambiente e da equipe que vai recebê-las no momento do parto e acompanhá-las nos primeiros dias do período neonatal. Além de tratar do tema da campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024, que vai de 1º a 7 de agosto, que é ‘Amamentação, apoie em todas as situações’, e incentivar a doação de leite”, falou André.
Após a primeira conversa com algumas orientações, as grávidas fizeram um tour pelas instalações, acompanhadas pela coordenadora-médica da Maternidade, Ana Paula Cunha, e pelas residentes de Ginecologia e Obstetrícia, Lara Lopes, e da Pediatria, Isabela Moura. Durante o passeio pela maternidade do Hospital São João Batista, as gestantes tiraram dúvidas sobre parto normal ou cesariana, sobre como identificar os sintomas no momento de ir para a maternidade ter o bebê, entre outras.
Joelma da Silva Freitas, grávida de 17 semanas, era uma das visitantes dessa terça-feira.
“Achei a visita muito enriquecedora. Foi muito bom poder consultar as profissionais e tirei dúvidas que eu nem sabia que tinha, que surgiram durante a conversa. É meu primeiro filho, mas meus dois sobrinhos nasceram aqui. Quando acompanhei minha cunhada, gostei muito do atendimento. E pelo que estou vendo hoje, também serei muito bem assistida”, falou Joelma, que estava acompanhada da enfermeira Larissa Cristine Coutinho, da UBSF Padre Josimo, e outras quatro gestantes.
A maternidade do HSJB conta com 31 leitos divididos em dois alojamentos conjuntos, onde ficam mãe, bebê e acompanhante; sala de pré-parto; dois centros cirúrgicos; sala para parto humanizado (normal); uma Unidade Intermediária (UI) e a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal; além de sala para tratamento das gestantes; e setor de ginecologia.
Banco de Leite Humano
As gestantes também conheceram as instalações do Banco de Leite Humano do hospital. O coordenador, André Luiz, explicou a importância de se tornar doadora.
“O projeto garante a segurança alimentar para bebês prematuros e de baixo peso, que estão internados na UTI Neonatal do hospital, reduzindo, assim, a mortalidade infantil”, reforçou.
Programação pelo “Agosto Dourado”
Na quarta-feira, 7, a equipe do Banco de Leite Humano participa do Seminário Estadual de Aleitamento Materno, no Hospital Federal do Servidores, no Rio de Janeiro. Quinta-feira, 8, a equipe da maternidade municipal de Angra dos Reis vai conhecer o funcionamento do Banco de Leite do Hospital São João Batista.
No dia 12, são as gestantes que fazem o pré-natal na Unidade Básica de Saúde da Família do São Lucas que vão visitar a maternidade do HSJB e no dia 21, as grávidas da UBSF Eucaliptal serão recebidas na unidade.
Ainda estão na programação Rodas de Conversa de incentivo à amamentação. Na sexta-feira, 9, e no dia 23 de agosto, a equipe do Banco de Leite estará na Policlínica da Mulher, no Aterrado. No dia 13, na UBSF Padre Josimo; no dia 14, na Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral; e no dia 15, na UBSF São Lucas.
Foto: SECOM/PMVR