Matérias - 10/03/2025 | 10h01m
Icesp promove mutirão para jovens sobre o HPV em São Paulo
Neste domingo (9), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) promoveu das 10h às 14h, na Avenida Paulista, um mutirão de conscientização para os jovens sobre o Papilomavírus Humano, o HPV, que está associado a uma série de cânceres, como o de colo uterino, vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe - fundo da boca e garganta.
A iniciativa contempla uma programação lúdica e educativa, com apresentação de teatro interativo e distribuição de informativos, como uma edição especial da revista da Turma da Mônica Jovem sobre o HPV.
O público jovem, de 9 a 19 anos de idade, que foi para a frente do prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), onde aconteceu o evento, pode tomar gratuitamente uma dose da vacina contra o HPV, desde que nunca tenham tomado o imunizante anteriormente.
Os menores de 18 anos de idade que tomaram a vacina tinham que estar acompanhados do responsável e com a caderneta de vacinação.
A imunização foi feita pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo com a vacina quadrivalente (HPV4), a mesma oferecida pelo SUS.
Especialmente neste evento, foi seguida a estratégia de catch up, numa ação seletiva para atualizar a caderneta de vacinação desse público-alvo.
Desde 2014, a vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do SUS, e protege contra quatro tipos diferentes de vírus, dentre os quais estão os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais. Já os tipos 16 e 18 são causadores de 70% dos cânceres de colo do útero e uma proporção significativa dos tumores em outros locais do corpo.
Fonte: Agência Brasil/EBC