Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 07:54

Editorial - 09/10/2020 | 11h41m

Política: quem entra, nunca quer sair

Política é algo encantador. À proporção que a eleição chega, mais aumenta a capacidade do candidato avançar porta adentro do cidadão comum, prometendo o impossível e o inimaginável para obter o voto.

Em Barra Mansa, alguns candidatos falam mal do prefeito atual e sua equipe. Autores dos discursos sequer têm capacidade para fazer melhor ou igual, mas jogar palavras de desafeto é a hora e a vez. Tudo para enganar os menos esclarecidos em política e o pior: há quem acredite.

A classe dominante do alto da estabilidade financeira acompanha os movimentos e aposta 100% das fichas que, quem está no poder, ficará por mais quatro anos.

Difícil é não acreditar na afirmação acima e motivos não faltam:

- Rodrigo Drable (DEM) tem apoio direto dos comerciantes tradicionais, suas instituições representantivas e também de grande parte do empresariado;

- Rodrigo Drable presta conta de tudo que a prefeitura realiza a nível de administração e isso faz para grupos fechados, seus principais apoiadores e defensores de sua continuidade à frente do Executivo;

- Rodrigo Drable tem decisão em mãos para nomear ou não, cargos de diversos níveis de gratificação e o faz desde o início de seu governo, em 1º de janeiro de 2017 até o momento sem interferência de ninguém;

- Rodrigo Drable foi vereador por oito anos consecutivos antes de ser prefeito e conhece toda a movimentação da Câmara Municipal, sendo a mesma, direcionada a seu comando com a maior parte dos 19 vereadores ligada ao gabinete do Executivo,

- Rodrigo Drable e sua equipe mais próxima sabem muito bem o grau de fidelidade do vereador em mandato e o andamento das situações com discrição e silêncio com grande chance dos personagens em mandato terem ajuda para no cargo permanecerem e continuarem a aliança política já mantida.

Por mais que o governo municipal tenha críticas nas redes sociais há grande chance de permanecer de 2021 a 2024 e os outros candidatos têm a certeza dessa afirmação, porque acompanham política e sabem do trabalho à frente da prefeitura.

Dia 15 de novembro se aproxima. Religião, cargos em comissão do governo atual; grande parte do comércio varejista e empresariado; vereadores da base do governo; instituições tradicionais de Barra Mansa e a maior parte de seus membros seguem a cartilha da administração de Rodrigo Drable, que tem plena convicção da renovação de seu mandato e do percentual entre os outros candidatos.

Política é algo encantador: misto de influência, poder, dinheiro, religião, acordos e acima de tudo: fidelidade, onde quem entra, nunca quer sair.

Eliete Fonseca
Jornalista Profissional
Registro MT 18.902/RJ